Sei que a imagem do PC Farias carrega uma imensa carga negativa. Mas, é preciso entender (com bom humor!) que as comparações do “Cagado e Cuspido” são meramente fisionômicas. Não houve nesse caso - e não haverá em nenhum dos outros - intenções escusas por trás das montagens.
A ideia das montagens é simples: fazer rir, mostrando que nossos políticos, juízes, artistas, jornalistas e gestores são parecidos fisionomicamente com figuras conhecidas nacionalmente.
Partindo desse princípio, era impossível colocar a foto do desembargador ao lado da imagem da madre Teresa de Calcutá ou do Dalai Lama ou de algum jurista que ele admire e tenha como referência. Seria, no mínimo, incoerente e sem graça. Vejam:

Faço a contragosto, mas faço. É uma atitude covarde? É. Estou agindo por conveniência pessoal? Sim.
Me resta pedir desculpa a vocês, pessoas que acessam essa bagaça, e garantir que o blog continuará a brincar. Mesmo que insistam em encarar o humor com mal humor.
Realmente muito chato, tb já tive que retirar uma postagem do Agenda Cultural
ResponderExcluirEu sou sua fã e adoro suas combinações. Que pena q o desembargador não encare com humor a brincadeira.
ResponderExcluirEu sou sua fã e adoro suas combinações. Que pena q o desembargador não encare com humor a brincadeira.
ResponderExcluirRETRATAÇÃO: s.f. Ato ou efeito de retratar ou retratar-se; declaração contrária a outra anteriormente feita.
ResponderExcluirRETRATAR: v.t. Reproduzir a imagem de; Fazer o retrato de, tirar fotografia, fotografar.
RETRATO: s.m. Imagem de uma pessoa reproduzida pela pintura, desenho, escultura ou fotografia. Fig. Grande semelhança.
DESINTELIGÊNCIA: s.f. Falta de acordo, de compreensão; desentendimento.
---
Em época de mal-entendidos, é prudente até citar o que as palavras significam para não provocar a desinteligência (que não é o mesmo que burrice – fique bem claro) das autoridades. Afinal, se não entendem sequer uma comparação de suas feições, o que esperar de nosso vernáculo, tantas vezes ambíguo.
Excelentes retratações, Rômulo, a primeira e a segunda. Ainda que me arriscando a uma ameaça, tenho que reconhecer que o Egrégio Desembargador (é com tratar com respeito o Meritíssimo) realmente é a cara do PC. Só não entendi foi o motivo da irritação, menos ainda qual seria o ilícito praticado no teu blog.
Vejamos os crimes contra a honra:
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Ter as feições do PC não é crime, então acho que não seria calúnia.
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Bom, novamente acho que não se enquadra, pois dizer que o Douto Magistrado parece fisionomicamente com o PC, não é ofensivo à sua reputação. Ser a cara dele não é ter das melhores imagens, mas o fato de se dizer isso não piora nada!
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Mais uma vez, acho que não é o fato de reconhecer a semelhança que ofende a dignidade do Nobre Jurista. Ser parecido com o PC é triste, mas a culpa não é do Jornalista. Nem dos pais... do destino, talvez... mas esse se safa, já não tem personalidade jurídica para integrar o pólo passivo do Processo.
(Ah é bom deixar claro que quando falo do DECORO, me refiro à Decência do Meritíssimo, não ao seu “DE CORO”.)
Se o retrato apagado já era fidelíssimo, a segunda retratação foi melhor ainda! Bastante elucidativa, acredito que não resta dúvida de suas intenções não-ofensivas.
E, mais ainda, muito prudente, pois embora não haja previsão legal para o seu ilícito, não é bom desagradar essa gente. (Não vai aqui qualquer carga pejorativa, oh, Nobres Autoridades Guardiãs da Justiça! Apenas um reconhecimento da distinção de tão digna casta frente às demais “gentes”, incautas e ignorantes – capazes até de divulgar semelhanças nunca dantes percebidas – nas quais me incluo)
Mas, por via das dúvidas, Rômulo, acho melhor tu te retratar cabalmente: diz logo que o Desembargador não parece com o P. C. Farias, que foi um engano, que na verdade ele parece mesmo é com o Dalai Lama. O Obama também ganhou um Nobel da paz, mas é meio arriscado comparar uma Autoridade dessas a um afro-descendente (Pode ser também mal interpretado.) Com a Madre Tereza também não é muito seguro compará-lo, pode enxergar aí alguma ofensa à sua masculinidade...
Fica a dica:
Art. 143 - O querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena.
Enfim, parabéns!
E ainda bem que você não é advogado: já pensou se uma causa tua vai parar nas mãos do MM. Desembargador.
Achei bastante infantil a reação do MM. Desembargador (olha o respeito!). Se ele não tem maturidade suficiente para encarar com bom humor o "cagado e Cuspido" - que é muito bom - também não tem maturidade para presidir o Egrégio Tribunal de Justiça do Piauí.
ResponderExcluirOra bolas! Se alguém tem culpa dele parecer com o P. C. Farias, são os seus genitores, que o fizeram assim.
Desembargador, a comparação feita é apenas fisionômica, não tem nada referente ao caráter.
Rômulo só lembrou-me do Fernandinho quando flagra alguém falando dele: "tão falando de mim, né? Eu ouvi! Pensa que não ouvi?!”
E da Popis, a sobrinha da dona Florinda, prima do Quico e amiga do Chaves: "Conta tudo pra tua mãe Quico".
Ah! E desde o início dessa polemica, fiquei tentando lembrar com quem eu achava o Desembargador parecido, ai agora lembrei. Ele parece com o Inspetor Clouseau do desenho A Pantera Cor-de Rosa. E com um dos personagens do filme Um Ratinho Encrenqueiro.
Ele devia seguir o exemplo do Senador Mão-Sanda, que recebe todo o deboche que os humoristas fazem com ele com bom-humor e até incentiva.