16 fevereiro 2013

Sites publicam foto falsa de assalto a banco no Piauí



As redes sociais pregaram uma nova peça nos coleguinhas da imprensa do Piauí. Pelo menos quatro dos maiores portais do Estado publicaram uma foto falsa do assalto ao Banco do Brasil de Bom Jesus.

A imagem mostra reféns perfilados em frente a uma agência bancária, rendidos por dois homens encapuzados e fortemente armados. Apesar de semelhante, a cena não aconteceu em Bom Jesus.

O registro é de um assalto ao Banco do Brasil, mas em 28 de novembro de 2012. Onde? Na cidade de Ibirapitanga, região Sul da Bahia.

Quem primeiro atribuiu a imagem ao assalto em Bom Jesus foi o fotógrafo Emiliano Amorim. Os sites de Teresina acompanharam o erro porque o mesmo Amorim publicara, minutos antes, imagens dos estragos causados no município piauiense.

Pisei Chão conversou com o fotógrafo via Facebook. Durante o tiroteio, Emiliano ficou protegido em uma loja que mantém nas imediações do banco. De lá, o máximo que conseguiu foi filmar a rua e captar o barulho dos tiros.

Só depois, quando o tiroteio cessou, ele pegou a máquina fotográfica e partiu em busca dos rastros deixados pelos assaltantes. Registrou a agência destruída, a polícia iniciando a perseguição ao bando e os carros incendiados em uma estrada.

Sobre a foto dos reféns e assaltantes em frente à agência, explica: “Na verdade essa foto não é minha; as fotos minha são da frente do BB, dos carros pegando fogo e de policiais.” E como a foto foi parar no Facebook dele? “Eu peguei de um amigo”, diz.

Mais um erro comprovado.
---------------------------------------------------------------------------
Veja AQUI, AQUI, AQUI e AQUI a foto nos portais do Piauí
---------------------------------------------------------------------------
E AQUI, AQUI e AQUI a mesma foto nos portais da Bahia
---------------------------------------------------------------------------

E os prints, é claro:








Nenhum comentário:

Postar um comentário