22 janeiro 2013

Quixote contra a fotografia digital

Imagem publicada originalmente na coluna Porteira, do jornalista Francisco Magalhães. Crédito: Paulo Barros/Ccom

- Essa é a história de Francisco das Chagas Machado Sobrinho, o Aba Fotos, um Quixote piauiense.

- Os gigantes que combate não são moinhos de vento. Sua cruzada é consciente, apesar de pouco racional. Aba luta contra a fotografia digital em órgãos públicos.

- A Dulcinéia dos seus delírios são as fotos 3 x 4. Sem elas, a vida de fotógrafo faz pouco sentido.


O romantismo dos dias de Aba acabou quando o Detran e o Instituto de Identificação do Piauí instalaram máquinas digitais. Os órgãos públicos passaram a registrar a imagem dos piauienses no ato da emissão dos documentos, fazendo o mercado de 3 x 4 naufragar.

Quem não foi maleável, fechou as portas ou mudou de ramo. Menos ele. Afinal, quem tem uma causa não abandona a luta. E, assim, Chagas Machado deu início à sua vida de cavaleiro errante.

Munido de ofícios e cartas, desfia seus argumentos para quem lhe der ouvidos. É frequentador das redações dos jornais e portais de Teresina, onde gasta saliva e paciências há anos. Virou notícia. Não sensibilizou.

Pudera! Aba Fotos aponta sua lança para algo complicado: defende que o serviço de registro digital nos órgãos públicos seja desligado. O retrocesso, entende, esquentaria novamente o mercado das 3 x 4, levantando fotógrafos quebrados – como ele.

Esse argumento foi apresentado na semana passada à presidente Dilma Rousseff, durante visita a Teresina. Não me perguntem como, mas ele conseguiu puxar a mulher para uma palavrinha rápida. Antes de entender alguma coisa, certamente Dilma foi salva pela ruma de seguranças que lhe acompanha.

Nem todos têm essa sorte...   

A causa de Aba é perdida. A locomotiva da tecnologia viaja mais rápido que seus pensamentos. As imagens digitais geram economia de tempo, dinheiro e até espaço. É prático e atraente. 
No íntimo da sua racionalidade Aba sabe de tudo isso. Mas duvido que pense em desistir. Ele é Quixote, flerta com o impossível.




4 comentários:

  1. Belo texto. Um exemplo de um homem que luta por aquilo que ele acha que é o ideal. Tomara que ele nunca perca a esperança.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Um exemplo de um homem que luta por aquilo que ele acha que é o ideal. Tomara que ele nunca perca a esperança.

    ResponderExcluir
  3. Normalmente, as pessoas que lutam pelos seus ideais, principalmente, os solitários, são, às vezes, descritos como sonhadores ou até mesmo loucos, mas a história revela, que estes sonhadores idealistas são os que mudam conceitos e valores que a humanidade apresenta ao longo de sua de existência, nos seus diversos segmentos. Este cidadão deve continuar a sua luta e todos devem respeitar os ideais que contribuem para o benefício de toda uma classe trabalhadora, pois todas as categorias precisam do respeito necessário. Devemos enxergar que certas causas são responsáveis pelo sustento de várias famílias que usufruem deste trabalho. Eu compreendo que a luta não é contra o avanço tecnológico mas, contra o desemprego, bem como as consequências que este é capaz de gerar naqueles que necessitam da renda gerada pela sua atividade profissional. Desta forma, eu deixo aqui os meus votos de vitória a toda esta classe trabalhadora, bem como a todas as outras que anseiam por melhores condições de sobrevivência.
    Anônimo.

    ResponderExcluir
  4. Um ser racional, mas o que significa racionalidade: tornar reflexivo, empregar o raciocínio para resolver problemas. Trata-se de uma operação mental complexa que consiste em estabelecer relações entre elementos dados. Portanto, estamos fazendo uso de nosso raciocínio para resolver a problemática posta a toda sociedade, entendo que o texto seja uma crônica: assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo. Como diz a origem da palavra (Cronos é o deus grego do tempo), narra fatos históricos em ordem cronológica, ou trata de temas da atualidade. Mas isto não avançar a moral de alguém, até o ponto do não entendimento da causa que não é só no Piauí, e sim, nacionalmente, aonde esta mesma luta em alguns estados deram resultados e mostram que o que é chamado de retrocesso, nada mais é do que a acomodação dos serviços de péssimas qualidades oferecidos pelo governo e sem licitação alguma para tal uso de máquinas, ao tempo esclarecemos, que não CONTRA AS FOTOS DIGITAIS e sim CONTRA O CONGELAMENTO DE IMAGEM, executada através de webcam nas instituições públicas.
    “Antes de entender alguma coisa, certamente Dilma foi salva pela ruma de seguranças que lhe acompanha.” – neste ponto parece a entender que o nobre jornalista, não percebeu muito bem o fato, que o fez discorrer este texto, como coloca no texto: “A causa de Aba é perdida”, a causa não esta perdida, perdida esta a mente dos que chamam enrolação governamental de tecnologia, mas em respeito ao grandioso trabalho desenvolvido pelo mesmo, como exemplo temos a cobertura do contra o aumento das passagens, um jornalista que se mostra ser em prol dos movimentos sociais, nem se quer parou para conversar comigo, nunca procurou a categoria para entender o problema, mas colocamo-nos a disposição. Visite nosso site: fotografoslojista.no.comunidades.net

    ResponderExcluir