20 dezembro 2012

Aos desobedientes



Eita, peste! Por culpa de vocês o PISEI CHÃO é o melhor blog do Piauí pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio Interaje 2012 foi entregue na quarta-feira, dia 19, durante festa no Planeta Diário, em Teresina.

Mais uma vez o PISEI CHÃO foi espontaneamente indicado pelos internautas para a lista dos cinco concorrentes. Levamos o prêmio com 49% dos votos computados na categoria.

O bi no Prêmio Interaje chega em momento oportuno. Esse foi um ano marcante para o blog. Os caminhos que resolvemos seguir nos levaram a inesquecíveis experiências.

Cooptada, a mídia piauiense deixou de informar e passou a servir a interesses escusos. Há censura no Piauí, não me canso de falar. Os órgãos de comunicação do Governo e prefeituras atuam diariamente para maquiar dados, barrar matérias e, o pior, reprimir e pressionar jornalistas que não se dobram. A grana silencia outros tantos.

O povo apanhou nas ruas enquanto o governador presenteava a esposa com um cargo vitalício no Tribunal de Contas do Estado. O velhinho bondoso e “trabalhador” da campanha foi o mesmo que comandou um dos mais enojáveis processos de repressão e criminalização dos movimentos sociais da história recente do Piauí.

Graças aos canais de informação independentes – blogs e redes sociais, principalmente – foi possível reagir a tudo isso. Construir contrainformação, revelar a verdade e desvendar mentiras. O PISEI CHÃO e uma ruma de outras pessoas independentes fizeram – e continuarão fazendo – isso diariamente.

O preço da resistência nem sempre é justo. Pedidos de demissão, tentativas de destruir sua imagem com mentiras, agressão física, spray de pimenta, gás lacrimogêneo, ameaça de prisão por desacato e processo, algemas, penitenciária. Jornalistas e estudantes. Blogueiros e trabalhadores. Muitos sofreram isso ao longo do conturbado ano de 2012.

Por isso dedico o Prêmio Interaje a todos que resistiram. Aos teimosos. Twitteiros. Lutadores. Facebookeiros. Inconformados. Blogueiros. Desobedientes.

Em 2013 nós estamos pelaí! 

############

Fotos da premiação:

 




Um comentário:

  1. Parabéns primo, a sua luta e a sua insistência em revelar a verdade, a qual nem todos tem a capacidade de enxergar, uns por pura ignorâcia, outros por arrogância, tem conseguido mexer com os brios dos poderosos da nossa terra. Essa sua capacidade de transformar positivamente as pessoas deu-lhe a merecida premiação por dois anos seguidos. Tá na hora de criar o seu selo de qualidade nas páginas do blog prá que a gente se sinta brindado ao acessá-las. Abraço e sucesso, sempre. Nada como terminar o ano com um presente destes. Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir