17 outubro 2012

Foto de ‘clarão’ em Teresina é falsa

Um clarão misterioso iluminou Teresina por volta das 22h de terça-feira (16). A intensa luz foi observada de diversos pontos da cidade e causou instabilidade na rede de abastecimento de energia elétrica.

Algum tempo depois, um estudante postou uma imagem no Facebook com a legenda “Clarão q deu agorinha em THE”. A foto foi replicada mais de 640 vezes e foi copiada por portais de notícias e emissoras locais de televisão.


A notícia mal apurada somada à suposta foto do fenômeno alimentou a imaginação do povo. Fim do mundo? Alienígenas? A terceira guerra mundial começou pelo Piauí? Reinauguração da Beth? Goku preparando uma Genki Dama?

Nada disso, ingênuos coisadores.


O Pisei Chão tem o chato objetivo de restabelecer a verdade. O clarão existiu mesmo, resultado de uma explosão na Subestação 69 da Agespisa – localizada na zona sul de Teresina.

Já a foto postada pelo jovem é uma pegadinha. A imagem é real e não sofreu manipulações gráficas. Entretanto, o registro foi feito há um ano, em outubro de 2011, durante uma madrugada chuvosa. Da sacada de seu apartamento no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina, o jornalista Eric Costa registrou o céu iluminado por raios e relâmpagos.

Como tenho tanta certeza? Por coincidência, quem editou e publicou a fotografia fui eu. Na época, Eric e eu trabalhávamos no Portal AZ. A postagem original pode ser vista AQUI. [ou na imagem abaixo]




Os portais Meio Norte, 180grais, Portal da Clube e O Dia, além da TV Cidade Verde, publicaram a imagem atribuindo-a ao clarão da noite de ontem.

Em resumo: Os meios de comunicação e todos os internautas que publicaram ou compartilharam a foto caíram em uma pegadinha. RÁ!








Imagem sendo exibida no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde

13 comentários:

  1. POOOOOOOOOORRA ATHOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    pegadinha do malandro! RA!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:26 PM

    Gostaria de informar que não foi EU que publiquei originalmente esse foto. Apenas a compartilhei assim como mais de 600 pessoas pelo facebook...

    Athos Rodolfo Soares de Sousa Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:45 PM

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    A tal foto divulgada por vários portais de noticias do Piauí, NÃO foi postada por mim. Eu apenas a compartilhei através de uma rede social.
    Tal foto possui precedência de um portal de informação aqui de Teresina, e é datada do ano de 2011. link :http://www.portalaz.com.br/noticia/cidades/229834_imagens_mostram_espetaculo_de_luz_no_ceu_de_teresina_antes_de_temporal.html

    Retirem por favor meu nome deste anunciado...

    Agradeço

    Athos Rodolfo Soares de Sousa Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Thissiane Cavalcante5:32 PM

    Menino, tu arrasou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a trollada maior que o profeta, kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk trollada maior que a do falso profeta. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Mas desde a hora que eu vi essa foto eu disse, "não era assim". O reflexo da explosão foi diferente disso, foi bem mais bonito e intrigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:40 PM

      o reflexo foi verde e não azul

      Excluir
    2. Anônimo1:44 PM

      o clarão q teve fikou verde e não azul

      Excluir
    3. Anônimo1:46 PM

      o clarão era verde e não azul

      Excluir
  8. Anônimo8:54 PM

    cuidado gente antes de colocar qq coisa na internet, veja de onde vem a foto !! saiam espalhando coisas que não sabem.. deu até no JH!! cuidado pessoal!ainda bem que aqui foi esclarecido!
    Marília.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:33 PM

    Teresina passa um dia sem água e já dizem que é o fim do mundo!
    Imaginem as pessoas que vivem na seca,sem água e sem comida, sem uma vida digna,isso sim é o fim do mundo e acontece todos os anos.

    ResponderExcluir