07 agosto 2012

Ocupe Espaço

O que? Exposição “Ocupe o Espaço”;
Quando? Será aberta dia 11 de agosto (sábado), a partir das 8h;
Onde? Espaço Cultural São Francisco, no bairro Mafuá;
O que é? A exposição reúne imagens captadas pelo fotógrafo Maurício Pokemon, em seu prazeroso exercício de observar a cidade e suas manifestações urbanas. A arte de rua é impressa em guias de Teresina, numa forma de contemplar a cidade pelos seus 160 anos.




Ocupe o espaço

Do meio dos escombros de um prédio, surge uma flor. Entre paredes quebradas, tijolos desgastados pelo tempo, escombros e pilhas de concreto, surge vida. Figuras com estilo e sentimento humanizam e transformam esse espaço construído pelo homem que, na mesma rapidez em que cria, destrói. A arte de rua nos faz pensar nas contradições e belezas desse território organizado que chamamos de cidade.

Portas sem saída, escadas que levam a lugar algum, janelas fazendo surgir beleza do improvável. No meio da rua cinza, a magenta nas asas de um passarinho dá vida ao que não tem cor. Uma garotinha com cabelos ao vento, um cidadão de boné, um líder do movimento hip hop. Borboletas indo de encontro ao néctar da flor. São seres peculiares que ganham personalidade nos muros, criados por artistas muitas vezes anônimos que ocupam e embelezam os espaços com uma arte desprendida e democrática - sem distinção ou restrição. Basta olhar a cidade para ver.

Ocupe o Espaço não é uma exposição, mas um apelo. Vamos ser habitantes desse campo magnético que nos atrai e une, não apenas participando de sua sequência e movimento, mas amando cada pedaço de tempo e história que nos ajudaram a chegar até aqui - e isso inclui até os seus cantos mais esquecidos. Vamos resgatar o conceito de público com tintas e ideias, protestos e metáforas. Provocar o olhar para a cidade, com poesia e rabisco. Vamos deixar que a arte se aproprie do espaço urbano como forma de ver a cidade com afeto. No muro, a palavra de ordem: Ame.


O fotógrafo

Maurício Soares Gomes de Oliveira, 23 anos, teresinense.  É conhecido no mundo da fotografia e do skate por Maurício Pokemon.  Graduou-se em Jornalismo, em 2011, pelo CEUT. A diversidade de sua fotografia já foi vista em exposições como no evento Artes de Março, do Teresina Shopping. Seu talento foi reconhecido nas seleções do Salão de Fotografia de Teresina, no qual, na edição de 2011, recebeu Menção Honrosa pelo ensaio “Brasil, mostra tua cara”. Os temas culturais estão presentes nos trabalhos fotográficos para a Cia Luzia Amélia, Núcleo do Dirceu e em ensaios com bandas de música: Roque Moreira, Theregroove e Marlon e os Brandos. Foi repórter-fotográfico do Jornal Meio Norte por dois anos, no qual venceu o 8º Concurso de Reportagem Dom Avelar Brandão Vilela, em 2010. Com os trabalhos publicitários ganhou o Prêmio Destaques da Comunicação 2012 – na categoria Fotógrafo Publicitário. Na área do fotojornalismo, a cobertura dos protestos estudantis em Teresina no ano passado lhe rendeu fotos publicadas no site UOL e na revista nacional Viceland. Atualmente é correspondente e blogueiro da revista CemporcentoSKATE, de São Paulo, e fotógrafo da revista cultural Revestrés.

2 comentários: