12 julho 2012

PM do Piauí agride – mais uma vez – jornalistas

A Polícia Militar do Piauí mais uma vez demonstra sua barbeiragem nata em situações de crise. Um policial da Rone, grupamento especial da PM, borrifou spray de pimenta em profissionais da imprensa que cobriam o resgate de um operário soterrado em uma obra do Hospital São Marcos, em Teresina.

O produto atingiu diretamente o repórter Rayldo Pereira e a fotojornalista Evelin Santos, ambos do portal cidadeverde.com. A agressão aconteceu após o policial tentar afastar um profissional de uma abertura no muro de contenção. O local fica a, pelo menos, 200 metros do espaço onde as equipes de resgate trabalhavam.



Profissionais divulgaram no Facebook imagens de policial acusado de agredir jornalistas. Foto: Evelin Santos 
“O policial pediu para um repórter se afastar de um buraco na lateral do muro de contenção, o qual os populares levantaram o ferro para ver... Havia dois policiais quando começou um tumulto e ele pegou o spray de pimenta e covardemente jogou de baixo para cima nos jornalistas que estavam próximos ao muro”, relata Evelin Santos.

O jornalista Rayldo Pereira não entende o motivo da agressão. Segundo ele, não houve ordem anterior para a imprensa evacuar a área. “Estávamos a Evelin, eu e meia-dúzia de fotógrafos em cima de um cavalete. Nenhum policial pediu para ninguém sair, tanto que depois do spray borrifado, todos os que lá estavam permaneceram no local sem nenhum problema. Apenas um policial fez isso, motivado sabe-se lá por que!”, reclama.

Vale lembrar que todos os profissionais estavam na rua, fora do isolamento estabelecido pelas equipes de segurança. O caso foi denunciado à Companhia Metropolitana de Policiamento, que garantiu levar o caso à corregedoria da PM.

O spray de pimenta, adquirido para ser usado em situações críticas, substituiu a capacidade de diálogo dos homens da lei do Piauí. 


Foto mostra distância que jornalistas estavam do local do acidente. Fotos: Evelin Santos

E como já virou tradição, empresas de segurança privada ditaram suas regras em via pública, função exclusiva da PM. O fotógrafo do Portal AZ, Dantércio Cardoso, registrou a atuação de um segurança armado, que tentou impedir o trabalho da imprensa na cercanias do Hospital São Marcos. Veja:

 
  
#################

Inspirado no post do Pisei Chão, o cartunista Joaquim Monteiro, do blog Cartunage, fez esse desenho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário