13 janeiro 2009

A história das coisas

Lembram do discurso maçante que o PSTU repete a cada eleição? Que o sistema capitalista burguês neoliberal gera desigualdade e é responsável por todas as mazelas sociais? Da exploração do homem pelo homem? Falas, gritos e gestos que você não consegue mais absorver ou mesmo prestar atenção, não é?

Pois ontem (12), a apresentadora Regina Volpato indicou no encerramento do programa Casos de Família, do SBT, um vídeo chamado “A história das coisas”. Acessei o YouTube e me deparei com um belo vídeo, repletos de animações e narrado com um discurso bem leve.

O conteúdo explica a lógica de consumo imposta pelo capitalismo; a estrutura de produção linear em um planeta finito e as relações e interesses que regem tudo isso.



O conteúdo é tão didático que uma criança entende. Até eu me liguei no recado! Bem que o PSTU poderia tomar “A história das coisas” como inspiração e repaginar suas propagandas políticas. Seria um alívio!

2 comentários:

  1. Anônimo3:54 PM

    Imagino tu assitindo Casos de Família! rs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:26 PM

    "...a burguesia é a única classe revolucionária que sempre venceu; ao mesmo tempo, é a única para quem o desenvolvimento da economia foi causa e consequência de seu domínio sobre a sociedade..."

    Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo, tese 87
    p.57

    ResponderExcluir