30 junho 2009

Sobre verbas e injustiças

O Governo Federal desembolsa 700 milhões de reais, anualmente, para manter uma “missão de paz” no Haiti, país da América Central. Entidades haitianas denunciam que as tropas verde-amarelas “têm servido apenas para defender os interesses da classe política e de empresas que, atraídas pela mão de obra barata, se estabeleceram no país nos últimos anos”.

Enquanto isso, em um pequeno e mal desenvolvido estado brasileiro, o mesmo Governo Federal destinou apenas R$ 125 milhões para a reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes deste ano. Dinheiro que não é suficiente, por exemplo, para normalizar a vida das famílias de Cocal, atingidas pelo rompimento da barragem Algodões I. Ou para erguer todo o sistema de contenção das águas do Rio Poti, em Teresina.

No Piauí e no Haiti as classes menos favorecidas não comemoram as verbas do governo brasileiro. No estado nordestino porque nem todos terão de voltas suas casas e pertences. A grana é pouca. No país da América Central o drama é outro. Não há quem suporte com gosto uma sola de bota cutucando a barriga chupada pela fome de todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário