Saber que é impossível disputar politicamente o DCE causa indignação. Chega a doer quando imagino que os golpistas que se apossaram da entidade enricam ano após ano só enfiando peido em cordão, enquanto gasto os meus mirrados créditos estudantis e abdico minhas horinhas de sossego para se reunir com amig@s que compartilham das mesmas angústias. E todo esforço seria válido se vislumbrássemos alguma vitória, mas... A influência política e econômica da gangue que domina o DCE nos faz acumular derrotas e trava outras lutas. É quase uma careta (utensílio usado pelo vaqueiros para tapar a visão do boi ou impedir que ele tenha visão lateral) no M.E uespiano.
Não proponho que abandonemos essa luta, que é válida e justa, mas sugiro, pelo menos, discutir e agir sobre questões mais amplas, como a Regimento Interno da Universidade, que está sendo finalizado e será aprovado de forma quase unilateral, e a Reforma Universitária, que vem sendo implantada a doses de conta-gotas em todo o país. Esses assuntos são de uma relevância indiscutível e mexem com o destino da UESPI e do ensino superior gratuito e de qualidade. Pautas que atingem quem já entrou e quem entrará na universidade.
Há algo errado com o nosso movimento. Quer dizer que se trouxermos o DCE de volta para a UESPI, chega ao fim a luta geral, as angústias e anseios por mudanças? Estaremos aliviados e com o espírito tranqüilo? Ou o DCE será uma "pedra" que emperrará pra sempre o Movimento?
Da forma que a militância vai caminhando, acho que vou propor a mudança de "Liga dos C.As" para "Brigada de Resgate do DCE".
-------------------------------------------
Olá!
ResponderExcluirUma amiga me mostrou seu blog e gostei muito.
Tenho um tb.Um simples e modesto blog e gostaria de saber se posso "linkar" o seu lá.
Sobre o DCE e essas "políticas" que o envolve... é realmente chato tudo isso.E nada muda.Entra ano,sai ano e os DCEs sempre do mesmo e com as "mesmas pessoas".Vejo isso acontecer tb no Cefet(onde estudo).
Bom,deixou a ti um bom e apertado abraço^^.
:*
Rômulo, estava conversando exatamente isso , com o Thiago agora no msn, e isso nos preocupa muito, o problema é que o assunto "DCE" exige tempo e discussão. Sabe quando você está com fome e não sabe pensar em outra coisa, por que está com fome? É assim com o DCE, infelizmente. Mas acredito que nós, já estamos nos amadurecendo, nesse ponto, podemos discutir entre nós essas questões e repassá-las aos alunos, para estes discutirem também, não acho difícil, sem rachas, ou preconceitos, acredito muito na força do COMUNS, do CAD, do CALEP, e da aritana, rsrs. Podemos trabalhar muito bem essas potencialidades. Se começarmos a fazermos coisas paralelas ao DCE, criamos outros vínculo, para caso, consigamos o DCE, não enfraquecermos.
ResponderExcluirNo mais abraço,
vou ali transar.
P.S.: Acredito que no DCE do CEFET quem quiser democraticamente disputá-lo.vai fazê-lo. Na uespi é ditadura.